terça-feira, 12 de setembro de 2017

Poke Poke



 Finalmente pude experimentar essa comida deliciosa, chamada de Poke é um prato típico havaiano que é composto basicamente de  peixe cru cortado em cubos e servido em uma tigela com arroz ou folhas, molho (em geral à base de shoyu) e acompanhamentos como frutas e algas. 


História
O poke – palavra havaiana que significa cortar, fatiar – nasceu como prato caseiro feito à base de atum-albacora-havaiano (também conhecido como atum ahi), peixe bem comum nessa região. Mas atenção: ele é diferente do sashimi, já que o peixe fica levemente marinado por conta do contato com o molho, e também não é a mesma coisa que um ceviche. Isso porque o prato peruano tem molho à base de limão, cujo ácido desencadeia um processo semelhante ao cozimento.
Segundo a historiadora inglesa Rachel Laudan, que é especializada em gastronomia (e escreveu The Food of Paradise: Exploring Hawaii´s Culinary Heritage, um livro só sobre a culinária havaiana) os pratos mais comuns do Havaí são o resultado de uma mistura de tradições de diversos lugares, entre eles a Ásia, mais especificamente o Japão, por isso o uso de peixe cru, shoyu e arroz, por exemplo.

Instagram: https://www.instagram.com/pokepokebrasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário